//
você está lendo...
Sobre a NEt

O estado da Internet

Há mais ou menos uns dez anos atrás quando tentava assistir a algum trailler de um filme eu notei que o arquivo ficava hospedado em um servidor chamado akamai. Com o tempo a akamai cresceu e  se tornou mais onipresente, sua importancia engloba desde download de softwares e música às possibilidades futuras de computação em nuvem (cloud computing).

O sucesso da empresa se deu por desenvolver formas de distribuir o conteúdo em servidores em várias partes do  mundo, fazendo com que assim o usuário que estivesse acessando aquele conteúdo o fizesse através de um servidor geograficamente próxim a ele. Diminuindo o tempo de download.

Todas as grandes indústrias de informática a mídia criaram acordos com a aakamai, claro que isso a colocou em uma posição intresante para inclusive avaliar o tráfego e o comportamento dos usuários da internet.

Periodicamente eles publicam um relatório sobre o “Estado da Internet” identificando  o tráfego, mais visitados etc.. como outras empresas e instituições também já fizeram, como o Information Architects, (IA)Cooperative Association for Data Analisys (CAIDA), e até no Brasil, coordenada pelo comitê gestor de internet.

o diferencial da abordagem do relatório da akamai é que ele não procura identificar quem são os maiores geradores de acessos, mas a velocidade com que determinadas regiões acessam a internet e assim estabelece uama média para estimar a veolocidade com que cada região do mundo está conectando com a internet.

Abaixo um recorte apenas da América do Sul, para ver o relatório e o mapa completo é só ir ao endereço:http://www.akamai.com/stateoftheinternet/

mapainternetbr

Anúncios

Discussão

Os comentários estão desativados.

Gotas

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

agenda

julho 2009
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
%d blogueiros gostam disto: