//
você está lendo...
Sobre a NEt

Em Honduras também tem internet, não é só no Irã

Podem achar que é perseguição, mas vocês ja viram imagens da situação em Honduras, há hoje dois casos em que a internet tem um papel fundamental para a liberdade de expressão, mas que tem tratamentos distintos pela grande mídia, e isso interfere também nas midias sociais e internet como um todo.

Há muitos anos participando de um debate sobre internet ouvi de uma professora do curso de comunicação social da Universidade Federal do Ceará dizer que a internet era importante, mas acabava apenas reverbrando o que acontecia na grande mídia. O caso recente do golpe de estado em Honduras é um exemplo disso.

Há duas semanas quando a juventude iraniana foi às ruas contra o candidato escolhido pelos aiatolás houve um grande alvoroço, se tornou trending topic, aquelas palavras que o twitter indexa como mais mencionadas. No entanto a #honduras não. Há na verdade uma lépida suspeita pois a população que está nas ruas hondurenhas é a menos favorecida economicamente, ou mais favorecidaspelas políticas populistas de Manel Zelaya, e por isso podemos suspeitar que é a que menos tem acesso à internet. Outro fator é que Zelaya é o novo queridinho do presidente Colombiano Hugo Chavez, a ponto de a venezuela ter fornecido as cédulas eleitorais que seriam usadas no plebiscito de amanhã.

No Irã ocorre o contrário, é a parcela da população mais secular e ligada aos segmentos médio da economia que mais se manifesta e ela o faz com uma das formas de mobilização que a inernet criou, os flash mobs

Da mesma forma que o que ocorreu com as últimas enchentes no nordeste a mídia ainda influencia de maneira determinante as pessoas e o que estas fazem na internet. Aquilo que se comenta na rede é o que faz parte da experiencia social de toda uma sociedade e a internet e as mídias sociais ainda não superaram as mídias tradicionais enquanto veículo de comunicação.

abaixo blogs

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/06/29/o-golpe-de-estado-na-guatemala/

http://bbt7.wordpress.com/2009/06/28/golpe-de-estado-en-honduras/

http://orhpositivo.wordpress.com/2009/06/28/golpe-de-estado-en-honduras-manuel-zelaya-capturado-por-los-militares/

atualizado:melhor post de acompanhamento http://orhpositivo.wordpress.com/2009/06/28/golpe-de-estado-en-honduras-manuel-zelaya-capturado-por-los-militares/

Discussão

2 comentários sobre “Em Honduras também tem internet, não é só no Irã

  1. Eu acredito que o Internet lhe veio primeiramente um Honduras antes, mim espero que não são dentro sustentação a um delinquente, narcóticos que o traficante, porque souberam somente a meia história, sabe o sentimento de uma cidade, aqueles que suportam a Zelaya são o público usado que se não fazem ele será demitido se este, em um caso remoto ele retorna ao poder, embora não lhe augure a permanência porque embora impor a cidade a retorna a defenestrar, embora Micheletti não esteja nesta outra oportunidade. O mundo é tão difícil compreender que a cidade de Honduras o prendeu já não por seu caráter arrogante e ser acreditado sempre sobre a lei. Nunca o respeito nada ou a qualquer um, ventos semeados eu colho tempestades, ainda mais da mão de Hugo Chavez assim que querida em Venezuela.

    Publicado por the phantom of the opera | julho 1, 2009, 19:28
  2. I believe that the Internet came first a Honduras before to you, I hope that they are not in support to a delinquent, narcotics trafficker, because they have only known half history, know the feeling of a town, those that support to Zelaya are used public who if they do not do it will be dismissed if this, in a remote case he returns to the power, although he did not augur permanence to him because although imposes the town returns it to defenestrar, although Micheletti is not in this other opportunity. The world is so difficult to understand that the town of Honduras held no longer it by its arrogant character and to always be believed over the law. Never the respect nothing or to anybody, seeded winds I reap storms, still more of the hand of Hugo Chavez so wanted in Venezuela.

    Publicado por the phantom of the opera | julho 1, 2009, 19:31

agenda

junho 2009
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930