//
você está lendo...
Fim de Turno

Artigo sobre a situação na Àsia

Artigo de Walden Bello publicado na  revista Fórum sobre a situação na Àsia. Íntegra

À medida que as mercadorias se amontoam nos portos de Banguecoque a Xangai e os trabalhadores são despedidos em números recorde, os cidadãos do Sudeste asiático começam a compreender que, não só estão experimentarndo um agravamento das suas condições econômicas, como estão também vivendo o fim de uma era.

Durante 40 anos, a vanguarda da economia da região foi a industrialização com vista à exportação (EOI, na sigla em inglês). Taiwan e a Coreia do Sul foram os primeiros a adotar esta estratégia de crescimento, em meados dos anos sessenta, quando o ditador coreano Park Chung-Hee convenceu os empresários do seu país a exportarem, recorrendo, entre outras medidas, ao corte de electricidade das suas fábricas caso se negassem a acatar a ordem.

O êxito da Coreia e de Taiwan convenceu o Banco Mundial de que a EOI era o futuro. A meados dos anos setenta, o então presidente do Banco Mundial, Robert McNamara, consagrou-a como doutrina, manifestando que “em muitos países devem ser desenvolvidos esforços especiais para afastar a sua indústria produtora dos pequenos mercados, associados à substituição de importações, aproximando-a das melhores oportunidades, oferecidas pela promoção das exportações”.

Anúncios

Gotas

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

agenda

junho 2009
S T Q Q S S D
« maio   jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
%d blogueiros gostam disto: