//
você está lendo...
Sobre a NEt

Desde este blog – diferenciando categorias e tag´s

Caros, logo que inicie este blog estranei um pouco a nomemclatura do wordpress que dividia as formas de dividir os  posts/artigos entre categorias e tags. Olhando outros blogs(liberdade digital)e fuçando na ajuda e internet. Eu tentei mais ou menos definir de que forma eu poderia organizar essa parte do blog.

Nesse contexto, do wordpress,  as categorias corresponderiam a seções, como afirma o pessoal do muiomuio.net,  elas seriam a representação de áreas distintas do blog em que o autor agruparia os temas que de que trata o blog. Esse usuário aqui relata que usa as categorias, no seu blog sobre filmes, para agrupar os posts que tratam de determinado gênero de filmes. Isso é interessante pois permite usar as tags realmente como etiquetas que apontam para caracteristicas específicas de cada post/artigo.

Voltando ao muiomuio, se tivessémos em um blog sobre jogos eletrônicos, as categorias poderiam ser os consoles, PS, XBOX, Wii…, e as tags se refeririam aos fabricantes, franquias etc.. Pois então que seguindo essa lógica as tags representam as qualidades, circunstâncias, participantes. Toda uma série de elementos que são variáveis, ou até mesmo podem não ser necessários naquele post/artigo para a compreensão do mesmo, contar uma história etc…

Aqui no blog decidi seguir esta linha, mas eu fiz um mapa-mental como representação gráfica. Eu já conhecia os mapas há algum tempo mas foi só participando de um grupo de pesquisa com o Prof Alcides Miranda que eu passei a exercita-los.

O mapa ainda está em processo, pois ainda podem surgir novas categorias ou até fundir as que já existem. Outro importante recurso são os links que representam a ideia de tags que poderiam pertencer a mais de uma categoria.

Mas Isso vai me obrigar a mudar a estrutura que eu já vinha usando, mas creio que a partir de agora a navegação, que é o mais importante, ficará mais clara. 

 o link para o mapa

Discussão

Os comentários estão desativados.

Gotas

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

agenda

junho 2009
S T Q Q S S D
« maio   jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
